CARLOS MARINHO | Presidente do Júri Concurso Literário de Poesia «Arte CresSendo»


Carlos Marinho | Nasceu a 8 de junho de 1985, na cidade do Porto. Como criador artístico freelancer tem vindo a investir em diversos campos do domínio artístico – quer de forma amadora, quer na esteira de formações específicas – sob o seu próprio labelling «Carlos Marinho – Criador Artístico». 

Em 2003, ganha o primeiro prémio no Concurso Literário Internacional «Mérida-Évora», representando Portugal com a obra A Casa do Passado. Em 2004, vence o primeiro prémio no concurso literário «D. Sancho I», organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com a obra Chá de Bonecas; em 2010, o primeiro prémio no Concurso Literário Ovarense «Dar Voz à Poesia», com a obra Copas; e em 2015 publica o seu primeiro livro de contos Y

Em 2016 foi assistente de encenação na Escola de Teatro e Dança de Braga, participando na peça (R)Nascimento, construída a partir do poema visual ‘Alvoro’ de António Barros. Em 2008, foi relações-públicas do grupo de teatro amador «Só Cenas». 

No ano de 2015, em parceria com Umur Güven, organiza a exposição Suficiente Solidão, apresentada no espaço «Estúdio 22», em Braga. Em fevereiro de 2017 apresenta o trabalho coreográfico Nolens Volens, em parceria com José Luís Carneiro e Pedro Kerouac, e em abril de 2018, a exposição Pedra Papel Tesoura Beija-me, na «Galeria DAYS ARE», em parceria com a «ATA – Associação Território de Afetos». Atualmente, prepara a exposição do projeto policoncetual Sonhar com Ladrões, combinação de ensaio científico, escrita literária e ilustração por técnica de colagem, em itinerância por Braga e pelo Porto. 

No campo musical, é de assinalar a sua paixão como letrista e cantador de fado, tendo já atuado ao vivo em recitais e programas recreativos, sob direcção do Maestro Félix Alonso Cabrerizo, da «Associação Social e Cultural ACOFA BRAGAFADO». 

A par da atividade artística, é Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, pós-graduado em Psicologia da Família pela Universidade Católica Portuguesa de Braga, e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). 

Presentemente, é diretor do espaço «CresSendo», centro de serviços inteiramente dedicados à optimização do crescimento pessoal e comunitário, em Braga, onde exerce como psicólogo clínico e da saúde dando consultas a crianças, adolescentes e adultos, e criando diversos programas de desenvolvimento pessoal; é também coordenador do projeto «Arte CresSendo», plataforma destinada a (1) visibilizar e promover intercâmbios teórico-práticos e experienciais, entre os domínios da Psicologia e da Arte, (2) projetar iniciativas/agendas culturais artísticas relevantes, e (3) oferecer um ponto de convergência entre todo o tipo de entidades com interesse na Psicologia e/ou na Arte. No número dos projetos contemplados pela «Arte CresSendo», conta: (a) iniciativas de divulgação informativa (realização de palestras, tertúlias, publicações em plataformas on-line); (b) incubadora de projetos artístico-culturais (oferta de um espaço para ensaio, trabalho e apresentação de trabalhos); e (c) organização de convívios informais (Encontros Criativos), sem fins lucrativos, para todos os/as artistas, amadores/as e/ou profissionais, e curiosos/as acerca do pensar e fazer criativo artístico, nos mais diversos domínios (e.g., literatura, poesia, música, dança, teatro, cinema, fotografia, desenho, pintura, e grafitti), motivados para apresentar, divulgar, criticar e debater produção criativa artística. É neste contexto que surge a 1ª. Edição do Concurso Literário «Arte CresSendo».

O projeto Arte CresSendo nasce do cruzamento entre dois dos meus principais ramos de atividade ocupacional: a psicologia clínica e a criação artística. […] e não é senão esta grata sinergia que hoje me reconhece plenamente realizado. Nem sempre, porém, o processo de conjugação das suas áreas se mostrou pacífico; com efeito, durante muito tempo, Arte e Ciência foram percebidas como antagónicas e inconciliáveis; só com os anos se viriam a completar no ofício de esclarecer, estruturar, solidificar e promover o meu próprio sentido de missão na vida”.

No número de referências do seu percurso de formação académico-profissional, conta a realização de um ano de estudo de licenciatura ao abrigo do programa Erasmus, na Facultad de Psicologia de la Universidad de València, em 2007 e a participação de quatro meses no Mestrado em Estudos Psicossociais da Birkbeck College, em Londres, em 2012 – onde teve oportunidade de conhecer e aprofundar diferentes possibilidades de compreensão acerca do funcionamento pessoal e coletivo numa ótica transcultural, a partir da fusão de distintas áreas do saber humano como sociologia, antropologia, teorias críticas, e estudos culturais –, a realização do estágio curricular na «Unidade de Adultos do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho» e a integração no «Grupo de Investigação de Relação Terapêutica» da mesma universidade, bem como a presente atualização de formações (sendo a mais recente em Arteterapia) sobre vários domínios de interesse psicológico. 

No número das suas produções científicas, contam-se a colaboração nas Jornadas de investigación “Pasado, presente y futuro de los estudios de juventud. 30 años de estudios de juventud en España”, em València, em 2015; a apresentação e defesa de projeto científico no VIº. Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, e a publicação do artigo «Agora tu: Um instrumento lúdico para o desenvolvimento de competências sócio-emocionais» na Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación [Vol. Extr., núm. 05 (2017)], para o XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho. 

Para mais informações sobre o autor e suas obras, por favor consulte:

+ Facebook Carlos Marinho: Criador Artístico: @CarlosMarinho.CriadorArtístico 
+ Facebook Carlos Marinho: Psicólogo Clínico: @CarlosMarinho.CresSendo
+ Facebook CresSendo: @CresSendo.Braga 
+ Facebook Arte CresSendo: @Arte.CresSendo
+ Site: http://carlosmarinhoautor.wix.com/obra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE NO DIVÃ... Janel Bragg | Watermedia artist, Artwork studious, Photographer [EDIÇÃO INTERNACIONAL]

Painel Semântico I – O Processo de Individuação por Carl Gustav Jung (3/3): Em que consiste o Processo de Individuação?

Carlos Marinho | Curriculum Artístico