DI LE FAY | Ator Profissional, Bailarino de Dança do Ventre e YouTuber



DI LE FAY | Di le Fay nasceu em Braga, em novembro de 1993. A sua formação como Ator de Teatro teve lugar na Balleteatro Escola Profissional (Porto), a que se seguiu o ingresso na Universidade do Minho (Guimarães). Não tardou a descobrir a sua paixão pela Dança do Ventre, à qual se tem dedicado "de corpo e alma", começando, em 2014, a frequentar a escola Alunos da Apolo em Braga. Um ano mais tarde, decidido a aprofundar conhecimentos e técnicas na dança, ingressou na escola Backstage; aqui, para além da Dança do Ventre, teve a oportunidade de aprender Ballet Clássico (método inglês), Dança Contemporânea, bem como aulas suplementares de flexibilidade e barra no solo. 

Ao longo do tempo, a compasso de diferentes companhias, grupos e artistas independentes, a sua experiência de mercado das artes performativas não só se foi consolidando, como permitindo-lhe valer a melhor das críticas. Festas temáticas como a Noite da Mulher, o Dia de São Valentim e a noite de Revéillon, no restaurante «Gato do Rio» (Este S. Pedro, Braga), são exemplos de eventos de animação onde, desde 2015 e de forma assídua, participa como animador. O mais recente decorreu a propósito da celebração do Dia Internacional da Mulher, no restaurante Quinta dos Sobreiros (Aveleda).


Além de entreter, conforme explica, outra das suas motivações é "educar as pessoas através do que esta dança tem de exuberante, e de todo o exotismo que ela envolve, para a liberdade de expressão e apreciação artísticas". A dança, prossegue, "pretende-se envolvente e cativante, interativa em certos momentos e sempre surpreendente para os/as espetadores/as". Atualmente, de forma autónoma, no home-made-studio que criou com o apoio da mãe, continua a praticar Dança do Ventre e Hip-Hop. 


Na qualidade de ator, tem provado ao longo dos anos uma extraordinária capacidade para interpretar diferentes registos de personagens. Com assumida preferência por papéis femininos, destacamos a sua participação como 'Menina Cato' e 'Dona Pedra' na peça de teatro infantil "Era uma Vez... Mais uma Vez..." por Sónia Sousa. 

Uma linha de trabalho semelhante faz-se sentir nos vídeos que executa, edita e publica, enquanto YouTuber, onde explora novos desfechos para a história das princesas da Disney. O objetivo, segundo partilha, é não só "fazer feminismo", apropriando-se da biografia de algumas mulheres e transpondo-as para a das princesas de outrora, como forma de exultar os grandes feitos da mulher na sociedade e no mundo; mas também "fazer arte Queer", de forma interventiva e divertida, visibilizando e apelando à inclusão da diversidade do 'ser e estar', como forma de protesto contra as expectativas instauradas pelos ditames da normatividade.  


Para marcação de espetáculos e mais informações sobre o artista, por favor consultar:

+ E-mail: di.lefay@gmail.com 
+ Canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/DreamRoseVelt
+ Blog: https://galinamoustache.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Semântico I – O Processo de Individuação por Carl Gustav Jung (3/3): Em que consiste o Processo de Individuação?

HOJE NO DIVÃ... Janel Bragg | Watermedia artist, Artwork studious, Photographer [EDIÇÃO INTERNACIONAL]

HOJE NO DIVÃ... Artur Caldeira | Professor, Especialista em Música, Guitarrista, Arranjador, Produtor e Diretor Musicais